A atividade “Verificar existência de arquivo ou diretório” tem o objetivo de fazer a validação se o arquivo se o sistema está procurando, existe ou não no local informado, podendo ser um arquivo ou uma pasta.

1.Diversos
1.1 DisplayName: Neste campo é possível configurar como será exibido o nome desta atividade dentro do processo de automação
2.Entrada
2.1 Caminho do diretório: Este campo será utilizado para informar o caminho do diretório onde será feita a verificação, devendo ser preenchido utilizando o caminho completo estando entre aspas, conforme o exemplo abaixo:

Ex: “C:\Users\RPA\Documents\teste”
Este é um campo obrigatório, caso não seja preenchido, o sistema irá exibir um erro informando que o caminho não foi fornecido, impedindo o sistema de iniciar a execução do processo.
2.2 Nome do arquivo: Neste campo será identificado o arquivo que será feita a validação, informando o nome do arquivo e sua extensão, para que o sistema valide na pasta que foi informada no campo “caminho do diretório” se o arquivo existe ou não dentro dela. Este não é um campo obrigatório, portanto, caso ele não seja preenchido, o sistema irá validar somente a existência da pasta informada no campo “caminho do diretório”. Deve ser preenchido conforme o exemplo abaixo:

Ex: “teste.pdf”
2.3 Tempo de verificação: Este campo irá determinar o tempo limite que o sistema irá fazer as validações dentro da pasta, deve ser preenchido utilizando o valor em segundos e caso não seja inserido um valor, o sistema fará somente uma verificação.

3.Saída
3.1 Resultado: Esse campo será preenchido com uma variável, da escolha do usuário, para representar o resultado da verificação da atividade, sendo um booleano, podendo retornar True ou False. Se for informado somente o caminho do diretório e a verificação encontrar, será retornado como True, se não encontrar será retornado False. Se for informado um caminho e o nome do arquivo e a verificação não encontrar o arquivo, será retornado False, se a verificação encontrar o arquivo será retornado True.
Para receber o resultado da verificação no campo de output é possível utilizar a atividade “WriteLine” e no campo da atividade inserir o nome da variável criada para o campo “Resultado” junto de “.ToString”, dessa forma quando o processo passar por esta parte da atividade, irá retornar o valor booleano no campo de output.
