A Assinatura Digital com Certificado em Nuvem dispensa a necessidade de instalar certificados no computador. Com essa funcionalidade, você pode autenticar e assinar documentos diretamente na nuvem, garantindo mais praticidade e acessibilidade. Ou seja, você pode assinar documentos de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive utilizando navegadores em dispositivos móveis.
Confira o passo a passo na sequência:
1 Acesse a página de assinatura de envelope que possua o tipo de assinatura “Digital” ou “Eletrônica ou Digital” (via link do e-mail, link do WhatsApp ou menu Recebidos). Veja o exemplo abaixo pelo link do e-mail:
2 Após acessar a página de assinatura, selecione o tipo de assinatura “Digital – Certificado em nuvem” e clique no botão ASSINAR.
O sistema irá exibir a tela “Assinatura Digital – Certificado em nuvem”. Aqui temos algumas situações:
2.1 Signatário com CPF cadastrado e certificado disponível.
A tela exibirá automaticamente o CPF do signatário, juntamente com a lista de certificados disponíveis. Escolha o certificado desejado na opção “Selecione um certificado”.
2.2 Signatário sem CPF/CNPJ cadastrado.
A mensagem “CPF não encontrado” será exibida, junto a um campo para busca do CPF. Digite o CPF e realize a busca para prosseguir com a assinatura.
2.3 Signatário com CPF cadastrado e sem certificado.
Neste caso, será exibido o CPF do signatário, juntamente com a mensagem informando que não há certificado cadastrado em nosso sistema para o CPF fornecido. O sistema orientará a verificar se o tipo de assinatura está correto. Caso realmente deseje utilizar um certificado em nuvem, contate o criador do envelope para que ele possa verificar se o seu CPF foi cadastrado corretamente no sistema.
2.4 Signatário com CNPJ cadastrado.
Será exibida a mensagem de que não é possível localizar certificados com CNPJ. Insira um CPF e realize a busca para completar a assinatura.
3 Na tela “Assinatura Digital – Certificado em nuvem”, com um CPF que tenha certificado, escolha um certificado de acordo com o provedor disponível e de sua preferência e clique no botão AUTENTICAR. (Obs.: Verifique a lista de provedores integrados em nosso sistema no final do artigo 😉)
4 O sistema irá exibir a tela de autenticação do provedor do certificado que foi escolhido.
5 realize a autenticação e clique no botão APLICAR.
6 Em seguida o sistema irá realizar a assinatura dos documentos.
Também é possível assinar múltiplos envelopes simultaneamente utilizando a Assinatura Digital – Certificado em Nuvem por meio da assinatura em lote. Confira abaixo:
1 No menu Recebidos, selecione o Tipo de Assinatura Digital e clique no botão Assinar em Lote. Você ainda pode optar em clicar no link disponibilizado na notificação por e-mail para assinar quando um envelope for enviado para assinatura. No e-mail procure pelo botão “Assinar em lote”.
2 O sistema exibirá a página de assinatura. O processo é o mesmo da assinatura individual.
Provedores de certificado em nuvem disponíveis:
- Vidaas – Valid
- BirdID – Soluti
- SerproID – Serpro
- RemoteID – CertiSign
- SafeID – SafeWeb