Como assinar via Portal os envelopes recebidos?

Publicado por QA em

You are here:
< Back

É possível realizar a assinatura dos envelopes disponíveis no menu Recebidos de forma individual ou em lote.

 

Seção 1 – Para assinar os envelopes de forma individual, siga o passo-a-passo a seguir:

1 Clique no menu “Recebidos”;

2 Clique na aba “Assinar”;

3 Escolha o envelope desejado;

4 Clique no botão “Assinar” no fim do card: abrirá uma nova guia;

5 Ao tentar abrir a página para autorização ou assinatura, caso configurado pelo criador do envelope, o signatário poderá ser solicitado a informar um token de autenticação;

5.1 Caso seja solicitado este token, volte ao e-mail e acesse a notificação com assunto “Token de acesso para assinatura de documento”;

5.2 Copie o código de 6 dígitos informado ao lado de “Token de acesso ao envelope:”;

5.3 Retorne para a página de Autenticação de Acesso;

5.4 Cole o código no campo “Sequência de seis dígitos”;

5.5 Clique em “Acessar”;

6 Com o envelope disponível para análise;

6.1 Aparecerá o painel “Detalhes” na lateral direita da tela apresentando:

a) A lista de envelopes e os documentos contidos em cada envelope;

b) A lista de signatários e autorizadores, informando quem já autorizou/assinou e quem ainda falta autorizar/assinar; 

7 Para visualizar os documentos, selecione no painel “Detalhes” o documento desejado;

8 Na barra inferior, selecione o tipo de assinatura entre digital ou eletrônica;

8.1 Só será possível escolher o tipo de assinatura caso na criação do envelope tenha sido configurado assinatura “Eletrônica ou Digital” para o signatário;

9 Clique no botão “Assinar”;

10 Abrirá o modal para assinatura;

11 Se o tipo selecionado for assinatura eletrônica, escolha entre os modos de assinatura: texto, manuscrito ou upload;

11.1 Caso tenham sido configuradas rubricas para o documento, também será efetuado nessa etapa;

11.2 Os modos de assinatura podem ser descritos como:

a) Modo texto: neste modo a assinatura será preenchida automaticamente com o nome do signatário como cadastrado pelo criador do envelope

b) Modo manuscrito: realize o desenho da assinatura como se fosse em um documento físico;

c) Modo upload: faça o upload da imagem da assinatura digitalizada;

11.3 Quando o criador do envelope estiver utilizando o idioma português e informar no cadastro do contato que este possui CPF/CNPJ, o signatário será solicitado para informar o CPF/CNPJ cadastrado, no momento da assinatura.

11.4 Clique em “Aplicar” para assinar o documento;

 

12 Se o tipo de assinatura selecionado for Digital – Certificado local;

12.1 Abrirá a tela para selecionar o certificado digital.

12.1.1 Quando o criador do envelope estiver utilizando o idioma português e informar no cadastro do contato que este possui CPF/CNPJ, o signatário terá acesso a apenas os certificados instalados em sua máquina referentes ao CPF/CNPJ cadastrado, no momento da assinatura. No caso específico do CNPJ, se o signatário não tiver algum certificado instalado para número cadastrado, ele poderá acessar certificados disponíveis em sua máquina referentes a CPFs (podendo assinar, por exemplo, como responsável legal da empresa);

12.2 Selecione o certificado digital desejado e clique em “Aplicar” para assinar o documento.

12.2.1 Para assinar com certificado digital é necessário instalar o plug-in da Bry na primeira vez (veja com instalar);

12.3 Digite a senha do certificado digital;

12.4 Aparecerá uma tela informando que a assinatura dos documentos foi concluída.

13 Se o tipo selecionado da assinatura for Digital – Certificado em nuvem;

13.1 verifique o passo-a-passo clicando aqui.

 

Seção 2 – Para assinar os envelopes em lote, siga o passo-a-passo a seguir:

1 Acesse o menu “Recebidos”;

2 Clique na aba “Assinar”;

3 Em “Selecionar Assinaturas”, clique no campo de seleção e escolha a opção entre assinatura digital ou eletrônica;

3.1 Aparecerá na tela somente os cards dos envelopes com o tipo de assinatura selecionado;

4 Os cards já virão selecionados através do checkbox, caso necessário, remova a seleção dos cards que não devem ser assinados no momento;

5 O botão “Assinar em Lote” será habilitado após, ao menos, dois cards serem selecionados;

6 Clique no botão “Assinar em Lote”;

6.1 Caso haja mais de um perfil de signatário atribuído ao e-mail do usuário que está tentando assinar pelo Portal, será exibida uma modal com as informações desses perfis, contendo nome e CPF/CNPJ cadastrados. O signatário então precisará escolher por qual perfil deseja assinar no momento e o lote de envelopes será montado de acordo com esta definição.

7 Abrirá uma nova guia com o lote de envelopes de acordo com o tipo de assinatura e perfil de signatário definido.

7.1 Aparecerá o painel “Detalhes” na lateral direita da tela; apresentando:

a) A lista de envelopes e os documentos contidos em cada envelope;

b) A lista de signatários e autorizadores, informando quem já autorizou/assinou e quem ainda falta autorizar/assinar; 

8 Para visualizar os documentos, selecione no painel “Detalhes” o documento desejado;

9 Na barra inferior, selecione o tipo de assinatura caso for possível de acordo com a definição inicial para montagem do lote.

10 Clique no botão “Assinar”;

11 A partir daqui o passo-a-passo é o mesmo que para assinar os envelopes de forma individual. Siga a partir do passo 10 da Seção 1.

 

 

Última atualização em março 27, 2025
Categorias: