No RPA, todas as execuções remotas de processo passam por um sistema de fila de mensagens, em que cada mensagem representa uma execução que aguarda para ser iniciada no robô configurado.
Portanto, toda execução solicitada pelo orquestrador (no menu Agendamentos ou no menu Execuções) ou por API, aguarda na fila do seu respectivo robô para iniciar sua execução. No caso do robô em questão permanecer por muito tempo desligado, mas com mensagens de execução entrando em sua fila, quando este for ligado novamente, iniciará a execução dos processos que ficaram em fila, o que por vezes não é o desejo do usuário.
Assim, a funcionalidade “Limpar fila” pode ajudar, limpando a fila de mensagens de execução, para posteriormente o robô ser iniciado novamente sem processos pendentes de execução.
- Siga o seguinte passo-a-passo para realizar a limpeza da fila de cada robô que desejar:
- Com o robô em estado Offline (ou seja, desligado), acesse o menu Robôs no módulo do RPA (Orquestrador);
- Localize o card do robô que deseja limpar a fila e clique no botão Limpar fila;
- O sistema exibirá o nome de cada processo e a quantidade respectiva de execuções que estão em fila;
- Marcando a flag, o usuário pode optar em já pausar os agendamentos ativos para aquele robô, caso possua, impedindo assim que novas mensagens entrem em fila após a limpeza.
- Após, clique no botão LIMPAR FILAS
- Insira a palavra de confirmação LIMPAR e clique novamente em LIMPAR FILAS
Observação: O robô deve permanecer fechado até o final do processo e a limpeza pode demorar em torno de 20s dependendo da quantidade de execuções que estavam em fila.
É importante ressaltar que, após a limpeza finalizada, o usuário será avisado por meio de mensagem no Orquestrador, a respeito do sucesso, podendo o robô ser iniciado novamente, ou ainda a respeito do erro, sendo necessário tentar repetir a limpeza. A referida mensagem de aviso ocorrerá em qualquer tela do Orquestrador, mas caso o usuário atualizar a página ou promover comportamento semelhante, pode não ser exibida. Nesses casos, passados em torno de 60s, a orientação é repetir a limpeza, verificando se há ainda processos em fila.
A respeito dos status, esclarece-se que as execuções que não serão iniciadas pois ocorreu uma limpeza na fila do robô configurado, irão adquirir o status REMOVIDA, informado tanto no menu Execuções, quanto no menu Relatório.
Confira o vídeo abaixo, com o procedimento completo da limpeza da fila de um robô: