Como utilizar templates de documentos?

Publicado por Pedro Lucas Cavejon em

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Utilize a funcionalidade “Template de Documentos” ao criar e/ou editar processos no módulo iBPMS. Essa funcionalidade permite inserir um documento .doc ou .docx no processo, e, ao executar o fluxo, o documento poderá ser automaticamente preenchido com os dados dos campos do formulário.

Para que o sistema consiga inserir dados corretamente, o documento deve conter campos de coringas, onde as informações serão substituídas. No documento template criado, o usuário deverá utilizar o formato {{NOME-DO-CAMPO}}.

Veja abaixo um exemplo de template elaborado para fazer upload na funcionalidade.

Agora observe o documento gerado a partir dos dados do formulário.

Confira abaixo o passo-a-passo para utilizar um template de documento em um processo:

  1. Acesse a guia Processos no módulo iBPMS e clique sobre CRIAR PROCESSO;
  2. Selecione a opção Utilizar Template;
  3. Avance a criação do processo até a etapa Template;
  4. Preencha o campo Nome do documento;
  5. Insira ou arraste um arquivo .doc ou .docx no campo de anexos abaixo do Nome do documento;
  6. Clique no botão OPÇÕES DE VISUALIZAÇÃO e defina em qual atividade o template poderá ser visualizado;
  7. O sistema carregará automaticamente os coringas inseridos no arquivo
  8. Associe a opção desejada para cada coringa identificado:
    • Não substituir como coringa
    • Deixar em branco
    • Nome do campo do formulário (que o coringa será substituído pela informação preenchida pelo determinado campo do formulário)
  9. Clique em AVANÇAR para prosseguir a configuração do processo.

Observações:
° Selecione ao menos uma atividade com a visualização Visível para que em ao menos uma tarefa do fluxo, posteriormente, seja possível conferir como o documento ficará após preenchido com as informações dos campos do formulário.
° É possível utilizar um template de documento por processo.

Acompanhe na sequência a configuração do template de documento em um processo.

Observe na sequência a execução da tarefa de um fluxo de um processo em que ficou configurada como a atividade Visível na configuração do Template. Veja que é exibido um botão com o nome do documento gerado a partir do Template, o qual fornece a possibilidade de acessar a visualização do documento PDF pra baixar ou imprimir.

Dica: Caso tenha acabado de preencher ou editar os campos, salve primeiro e depois clique no botão para visualizar o documento gerado através do template.

Você também poderá ver o documento gerado pela função Detalhar disponível no card do fluxo em questão. Caso a informação ainda não tenha sido preenchida em algum campo do formulário, ela ainda será exibida no formado {{NOME-DO-CAMPO}}.

E a dica final é: caso tenha acesso a atividade de Integração S-SIGN, você pode configurar o documento gerado para ser enviado diretamente para assinatura. Após assinado, este ficará disponível em Detalhes, também em Documento Gerado, no mesmo local apresentado no GIF anterior.

Última atualização em outubro 03, 2024
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